Título Original: Amadeus
Gênero: Drama/Épico/Biografia
Ano: 1984
Diretor: Milos Forman
Prêmios: Oscar (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Principal, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado). Globo de Ouro (Melhor Filme Dramático, Melhor Diretor, Melhor Ator Dramático e Melhor Roteiro). Bafta (Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Som)
Sinopse: Após tentar se suicidar, Salieri confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart. E, então, ele relata como conheceu, conviveu, admirou e odiou Mozart: um jovem irreverente, mas que compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.
Por que vale a pena assistir?
É um primor cinematográfico. O roteiro conta uma bela história de amor e ódio, admiração e inveja, através das memórias de Salieri, que são na verdade uma amalgama da sua história e a do Mozart. Uma história romanceada composta por personagens cativantes e repleta de nuances e detalhes sobre suas personalidades, suas razões, sua motivações... Sobre tudo aquilo que leva a cada ato. Há ainda uma magistral transição da divertida juventude do Mozart, com sua risada hilária e seu jeito de rockstar, até seu trágico fim. Sua ascensão e sua queda.
O filme também é um deleite para os olhos por combinar direção de arte, figurino, maquiagem e fotografia de forma soberba. A direção de arte dá vida ao século XVIII de uma forma que os olhos do espectador se convencem de que aquilo foi filmado no passado. A trilha sonora preenche os trechos musicais com perfeição e caem como uma luva também em todo o resto do filme. Isso tudo é amarrado por uma direção magistral que entrega uma verdadeira aula de cinema.
É um filme épico em todos os sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário