quarta-feira, 22 de julho de 2015

[Off topic] Propagandas em Birdman e o cinema feito para vender



Birdman é um filme de sutilezas, mas os product placements, ou seja, propagandas enrustidas em cena no filme, são descaradas. O melhor exemplo é a cena em que Michael Keaton toma uma cerveja e poe a garrafa sobre a mesa com o rótulo perfeitamente visível à câmera. Em outra cena um personagem tira uma foto com o celular e a câmera mostra a tela dele o suficiente para dar pra ver claramente que é um iPhone. 

Mas será que essa propaganda descarada não foi proposital? Será que não foi uma ironia sutil sobre à forma como Hollywood cada vez mais faz filmes que são verdadeiros cine merchandisings, ou seja, filmes feitos apenas para vender produtos? Não que isso seja algum tipo de novidade, já há décadas o carro que James Bond dirige é uma propaganda, a marca no tênis voador do Marty McFly é uma propaganda... Mas é com certeza isso algo que vem sendo feito de forma cada vez mais exagerada, chegando ao ponto de haver filmes que são feitos apenas para isso. Um ótimo exemplo é Os Estagiários, com Owen Wilson e Vince Vaughn, que é inteiro uma propaganda da Google.





Ironia, descuido, coincidência ou "merchan" mesmo? Bom, isso é um dos inúmeros pontos de Birdman que o espectador pode interpretar como preferir. Eu prefiro acreditar que foi uma ironia, já que o filme está repleto de ironias, que sobram até para Michael Keaton e para o próprio Alejandro González Iñárritu, roteirista e diretor do filme.

Aliás, o que fez de Birdman um grande filme foi exatamente esse tipo de reflexões e questionamentos que o filme propõe o tempo todo para quem souber enxergar. Se você não sabe enxergar as nuances do cinema, não se preocupe, tem toda uma indústria trabalhando exclusivamente para fazer filmes como Transformers para pessoas como você.

E, por falar em product placement, tem uma cena arrasadora sobre esse assunto na comédia Quanto Mais Idiota Melhor:

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